Cursos na área de Construção Civil têm início

ANGRA DOS REIS

Com intuito de usar a mão de obra na construção da usina Angra 3, teve início esta semana dois cursos de capacitação em Construção Civil. Os cursos estão sendo realizados na Escola Municipal Áurea Pires da Gama, no Bracuí, onde foi feita a aula inaugural.

Quarenta alunos estão inscritos, sendo 20 na turma de armador de bancada e 20 na de carpinteiro de fôrma. Os cursos são mais uma iniciativa do governo municipal para a capacitação dos moradores, promovido pela prefeitura e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

“A empresa responsável pela construção da usina tem demonstrado necessidade de pessoas qualificadas nessas funções e o Bracuí é uma localidade relativamente próxima da usina”, explicou o coordenador de Formação e Qualificação de Mão de Obra da Subsecretaria de Indústria, Comércio e Serviços, Márcio de Oliveira, contando as razões da parceria com o Senai para o oferecimento desses cursos e a escolha da comunidade contemplada. De acordo com Márcio, a parceria entre a prefeitura e o Senai deve possibilitar que mais cursos na área sejam oferecidos no ano que vem. Dentre eles, os de pedreiro e bombeiro hidráulico são os mais prováveis. Segundo a Andrade Gutierrez, empresa responsável pela construção de Angra III, boa parte dos alunos tem chance de ser aproveitada pela empresa. Segundo representantes do Senai, encerradas as aulas destas primeiras turmas, novas turmas serão abertas.

Os cursos têm previsão de término para fevereiro do ano que vem e são considerados cursos de qualificação de curta duração, por isso são intensivos. As aulas são diárias, das 18 às 22 horas, ministradas por instrutores do Senai. Os alunos vão aprender matemática aplicada à construção civil, qualidade, saúde e segurança do trabalho etc. Os alunos são do Bracuí e adjacências. A maioria é formada por homens jovens com idades entre 20 e 30 anos. Grande parte dos alunos também estuda na unidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) do bairro. Através da educação e da qualificação profissional eles estão construindo novas perspectivas de vida. Outras informações podem ser obtidas com o Senai, pelo telefone (24) 3361-2176.



Nenhum comentário: